Governança e gestão responsável

Apoio para o desenvolvimento da gestão responsável por meio de desenho políticas, estratégias e planejamento, envolvendo critérios ambientais, sociais e de governança (ESG –environmental, social and governance, em inglês). A Takao diferencia-se por trabalhar a partir do entendimento da cultura organizacional (valores, processos e modo de operar) e com o engajamento e participação de stakeholders do projeto.

Temas Materiais 

Através de processos de escuta de stakeholders priorizados, análise de documentos e engajamento da liderança para avaliação dos temas à luz da estratégia organizacional, apoiamos a identificação dos temas materiais da empresa. Temas materiais são aqueles de maior relevância tanto para a empresa quanto para seus stakeholders. Englobam critérios ambientais, sociais e de governança e a sua identificação permite o desenho diretrizes, políticas, estratégias e planos alinhados visão dos stakeholders da organização. 

Estratégias e políticas sociais 

Ambientes complexos convidam as empresas a revisar suas diretrizes, processos e práticas socioambientais. Os temas da equidade e da inclusão são um dos fatores deste movimento, que de maneira geral, abarca a agenda dos Direitos Humanos  e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir das metodologias de engajamento e com diferentes níveis de participação, a Takao desenvolve seu trabalho com foco em governança e gestão social.

Modelo desenvolvimento de política social

Licença social para operar

A licença social para operar (LSO) refere-se à aceitação das práticas comerciais e dos procedimentos operacionais de uma empresa ou setor produtivo por seus stakeholders, e em especial pelas comunidades diretamente afetadas pela operação da empresa.

A Takao atua com medidas que contribuem com licença social, como por exemplo a Consulta a povos tradicionais e Consentimento prévio, livre e informado. Também atua com metodologias de engajamento desenvolvidas a partir da mediação de conflito e de práticas restaurativas, como por exemplo as Rodas de Vizinhança.

Roda de vizinhança é uma reunião com stakeholders da comunidade que visa identificar suas preocupações com a presença da empresa e os temas de interesse da comunidade. Oportuniza também a criação de ambiente para que a empresa compartilhe informações sobre suas operações e suas implicações na vizinhança. A implementação das rodas de diálogo com vizinhança pressupõe que a empresa e/ou os responsáveis pelos temas que emergirem no diálogo possam agir na busca de tratativas. Muitas vezes é a própria vizinhança que detém a chave para a solução de uma questão.

 

 

Projetos de diversidade corporativa e inclusão de grupos minoritários

Desenvolvidos em parceria com o Uniethos, envolvendo as etapas de diagnóstico, engajamento e sensibilização, planejamento e monitoramento das atividades do plano. A Takao Coalizão Empresarial para equidade Racial e de Gênero

Vamos conversar?

Para entender melhor a proposta entre em contato através dos canais
whatsapp: (11) 99434 9033 ou e-mail: contato@takaoconsultoria.com.br