Engajamento com Stakeholders e mediação

Engajamento é o movimento de escuta e inclusão do ponto de vista do outro, promovido por uma organização em relação aos seus stakeholders. Stakeholders, ou parte interessada, podem ser pessoas, grupos ou outras organizações que podem afetar ou ser afetados pela ação da organização. O nível de engajamento com os stakeholders, varia de acordo com o objetivo e resultados esperados.

Um dos diferenciais da Takao é incorporar os princípios da mediação de conflitos em processos de engajamento de partes interessadas e oferecer mediações entre empresa e stakeholders em situação de conflitos.

 

A Takao atua em 4 níveis de engajamento com metodologias próprias ou adaptadas.

Consulta

Visa ao conhecimento e identificação de percepção, posicionamento e/ou interesse.

Características

Stakeholder é ouvido.

Produtos

Matriz de Materialidade
Mapa de Stakeholders
Identificação de impactos
Diagnósticos
Análise de Favorabilidade e de Licença Social

Diálogo

Tem o objetivo de ampliar o entendimento e o aprendizado dos envolvidos sobre um determinado tema ou atividade.

Características

Stakeholder participa de construção de conhecimento.

Produtos

Plano de ação
Desenho de Políticas,  Processos e estratégias organizacional
Gestão de Stakeholders

Mediação de conflito

Foca na transformação do conflito e na construção de soluções que atendam a todos os interesses envolvidos.

Características

Stakeholder constrói solução com foco na transformação do conflito e/ou relacionamento.

Produtos

Mediação organizacional: empresa e cliente; vítma e ofensor; equipe de trabalho; organização e comunidade impactada

Mediação de conflito socioambiental

Participação

Visa a participação do stakeholder em projetos, diagnósticos, avaliações, fóruns de decisão e/ou governança.

Características

Stakeholder é parte do processo de realização ou gestão com participação na tomada de decisão.

Produtos

Elaboração de projeto
Formação de Conselhos Comunitários
Plano de Desenvolvimento Local
Diagnóstico Participativo
Avaliação de Impacto

Achei que seria mais uma atividade de projeto social. Fiquei surpreso com a relevância deste trabalho de diálogo com a comunidade. Quantas coisas ditas aqui que não enxergávamos, questões chave para a gestão da minha unidade.” 

Gerente Unidade Industrial

As rodas de diálogo é o que eu faço questão de estar presente. É uma oportunidade de ouvir a comunidade e entender o contexto em que estamos inseridos que traz aprendizado pessoal e para o negócio.

Coordenador de Unidade Operacional

Vamos conversar?

Para entender melhor a proposta entre em contato através dos canais
whatsapp: (11) 99434 9033 ou e-mail: contato@takaoconsultoria.com.br