Trabalhos realizados

A Roda de Diálogo com Comunidade, desenvolvida pela Takao, visa à criação de um canal de diálogo e troca de informações em temas de interesse da empresa e da comunidade.  Ela se baseia na metodologia de círculo de construção de paz da justiça restaurativa e os princípios da Accountability (AA1000).

As Rodas reúnem representantes da empresa e da vizinhança da unidade. Conforme os temas emergem, poder público e outros stakeholders são convidados a participar. Sempre com mediação de um facilitador, temas de interesse e preocupações são trazidos e os responsáveis diretos por cada tema esclarecem o que esta sendo feito ou o que pode ser feito para solucionar o assunto. Muitas vezes é a própria vizinhança que detém a chave para a solução de uma questão.

Os objetivos das rodas são: escutar o stakeholder, identificar preocupações e temas de interesse, agir na busca de soluções e de oportunidades e informar sobre a atuação da organização. Atualmente, as rodas são utilizadas em empresas do setor extrativista, abrangendo oito municípios brasileiros.

“Quando a gente participa de uma roda como essa, além de expor as minhas questões, ao conhecer as questões do outro, elas se tornam minhas também. “

“Vocês fazem e nos informam o que está acontecendo. Isso é muito bom. ”

“Gosto muito de participar. Quantas vezes tiver, eu estarei. Eu acho que as rodas aproximam a empresa da comunidade”

“Rodas de diálogo, fico imaginando se outras rodas fossem criadas na nossa sociedade. Já pensou um espaço como este com o poder público? Podemos aproveitar esse modelo e criar outras rodas. “

“Aqui a gente falou o que pensa. “

“Indispensável esse encontro! Creio que a melhoria do ar, da água, do solo é importante para comunidade mas também para a organização, que ocupa o mesmo espaço, certo? “

CONECTE-SE

Trabalhamos em rede, presencial e virtualmente, com suporte das ferramentas de comunicação que nos permitem compartilhamentos e diálogos constantes com clientes e com a sociedade civil de forma geral. Se tiver interesse em participar de nossa rede, deixe o seu contato.